top of page
Buscar

As partes do encéfalo.

  • Julia
  • 7 de ago. de 2015
  • 2 min de leitura

No encéfalo há várias regiões: cérebro, cerebelo, ponte, tálamo, hipotálamo e bulbo. Essas regiões não estão isoladas entre si- muito pelo contrário, muitas funções dependem do trabalho em conjunto de mais de uma delas. Algumas regiões, pórem, têm um controle maior sobre determinadas funções.

- Cérebro: O cérebro é formado a partir do telencéfalo e constitui a parte mais desenvolvida do encéfalo. Muitas pessoas costumam usar de maneira errônea os dois termos como sinônimos. Uma característica marcante do cérebro é a presença de várias pregas que são conhecidas como giro ou circunvoluções.

O cérebro é dividido quase que completamente em dois hemisférios, que são unidos por uma estrutura denominada corpo caloso. Cada hemisfério é dividido em quatro lobos, que recebem o nome dos ossos do crânio localizados acima dele. Sendo assim, temos os lobos frontal, parietal, temporal e occipital.

A região do córtex (camada mais externa) é formada por corpos celulares, o que proporciona uma cor mais cinzenta a essa região. Já a região mais interna do cérebro é constituída pelos axônios, o que lhes confere uma coloração mais clara em virtude da presença do estrato mielínico.

Essa porção do encéfalo é a encarregada de controlar as atividades motoras dos órgãos dos sentidos, além de estar relacionada à memória, capacidade cognitiva, linguagem, razão e emoções.

-Tálamo- São duas estruturas originadas do diencéfalo, constituídas por substância cinzenta. Estão localizadas logo abaixo do corpo caloso. Sua função principal é transmitir as mensagens dos órgãos do sentido (exceto órgãos do olfato) até o córtex cerebral.

-Hipotálamo- Região também originada do diencéfalo que está relacionada, entre outras funções, à regulação da temperatura do nosso corpo, fome, sede, concentração, funções endócrinas, comportamento sexual e respostas do sistema nervoso autônomo. O hipotálamo está localizado logo abaixo do tálamo.

-Cerebelo- O cerebelo é uma região originada do metencéfalo e localizada na fossa craniana posterior. Possui uma forma ovalada, sendo que na região central ocorre uma constrição. Sua principal função é ajudar na coordenação dos movimentos e equilíbrio do corpo.

-Ponte- Estrutura originada do metencéfalo, formada principalmente de substância branca. Essa estrutura faz uma conexão com diversas partes do encéfalo. A ponte participa de algumas funções do bulbo.

-Bulbo- Originado do mielencéfalo, o bulbo é uma região contínua da medula espinhal. São importantes na coordenação de reflexos de tosse, espirro, salivação e deglutição. Além disso, controlam funções vitais como batimento cardíaco, respiração e pressão arterial.

 
 
 

コメント


Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Tags

© 2023 por Amante de Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W
bottom of page