top of page
Buscar

O álcool e os reflexos.

  • tainá
  • 7 de ago. de 2015
  • 2 min de leitura

O álcool e os reflexos O álcool pode provocar sonolência,diminuir os reflexos e prejudicar a coordenação motora de uma pessoa. Por isso,é muito perigoso dirigir veículos sob o efeito dessa substância. Essa mistura de álcool e direção é considerada uma das principais causas dos acidentes com veículos. Estudos revelam que,do total de acidentes de trânsito que resultam em internação ou morte,entre 30% e 50% foram provocados por motoristas que consumiram álcool antes de dirigir.

Os sentidos, os pensamentos, as emoções, e em grande parte, as funções de nutrição, de relação do meio e de reprodução são comandadas pelo sistema nervoso. Por este motivo, a saúde física, mental e o resto dos sentidos está ligada, de alguma forma à saúde das células nervosas: neurônios. Geralmente, só os nutrientes dos neurônios(principalmente a glicose e o gás oxigênio) consegue alcançar o seu interior. Mas há algumas substâncias que conseguem penetrar nos neurônios, provocando grandes alterações em seu funcionamento.

Um exemplo das substâncias são as drogas psicotrópicas (tóxicas). Certas substâncias existentes nessas drogas, agem diretamente na atividade celular, alterando o funcionamento do sistema nervoso, e trazendo mudanças psíquicas e comportamentais As drogas que atuam sobre o sistema nervoso central são as chamadas "psicotrópicas”. Este termo é composto de duas partes: psico - que significa o nosso psiquismo (o que sentimos, pensamos e fazemos) e trópico - que relaciona-se ao termo tropismo, ou seja, "ter atração" por drogas psicotrópicas são, portanto, aquelas que atuam sobre o nosso cérebro, alterando nossa maneira de pensar, sentir ou agir.

As alterações provocadas pelas drogas no nosso psiquismo não são sempre no mesmo sentido e direção, mas dependem do tipo de substância consumida. Dependendo da ação no cérebro, as drogas psicotrópicas podem ser divididas em três grandes grupos: as depressoras, as estimulantes e as alucinógenas.

Depressores: São substâncias capazes de lentificar ou diminuir a atividade do cérebro, possuindo também alguma propriedade analgésica.Algumas delas são: álcool, soníferos, ansiolíticos e morfina.

Estimulantes: são substâncias capazes de aumentar a atividade cerebral. Há aumento da vigília, da atenção, aceleração do pensamento e euforia. Seus usuários tornam-se

mais ativos, 'ligados'. Algumas delas são: nicotina,anfetamina, cocaína e crack.

Alucinógenas: As drogas alucinógenas ou perturbadoras,são aquelas relacionadas à produção de quadros de alucinação ou ilusão, geralmente de natureza visual. O cérebro passa a funcionar fora do seu normal e sua atividade fica perturbada. Algumas delas são: maconha,haxixe,ecstasy e LSD.


 
 
 

Comments


Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Tags

© 2023 por Amante de Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W
bottom of page