A medula espinal e o encéfalo
- Julia
- 6 de ago. de 2015
- 1 min de leitura

A medula espinhal é uma extensão do cérebro, estendendo-se da base do crânio até logo abaixo das costelas. E uma haste de tecido cerebral, com um pequeno canal passando através de todo seu comprimento. Toda a medula é coberta por membranas, tal como o cérebro, e é também banhada por dentro e por fora com o mesmo líquido protetor do cérebro.
Como o cérebro, a medula espinhal precisa de proteção. Enquanto o cérebro está seguramente encerrado em um crânio rígido, a medula espinhal está cercada por um conjunto de ossos chamados vértebras, que formam a coluna vertebral, ela tem que ser forte o suficiente para suportar o peso do corpo e dar proteção segura à coluna espinhal.
A coluna vertebral é a responsável pela sustentação da cabeça, fixação das costelas e os músculos do dorso. Suas curvaturas são responsáveis pela força, sustentação e equilíbrio corporal.
Alguns dos principais problemas da coluna vertebral são;
-Escoliose: desvio lateral da coluna vertebral, geralmente localizado na região torácica;
-Artrose: popularmente conhecida como bico de papagaio, é originada pelo atrito entre as vértebras.
- Cifose: é um desvio exagerado da curvatura torácica que deixa a pessoa com as costas arqueadas, tórax retraído e com projeção dos ombros para frente;
O ENCÉFALO
O Encéfalo é o centro do sistema nervoso em todos os animais vert
ebrados, e em muitos invertebrados. Alguns animais primitivos como oscelenterados e equinodermes como a estrela-do-mar possuem um sistema nervoso descentralizado sem encéfalo, enquanto as esponjas não possuem sistema nervoso. Nos vertebrados o encéfalo localiza-se na cabeça protegido pelo crânio, próximo aos aparatos sensoriais primários:visão, audição, equilíbrio, paladar, e olfato.
Comments