Sistema nervoso Autônomo .
- Maary Morato
- 6 de ago. de 2015
- 1 min de leitura
Alguns nervos enviam mensagens aos músculos esqueléticos, são eles que comandam nossas mensagens para o ambiente. Outros controlam a digestão, o batimento cardíaco, a pressão do sangue e as demais funções automáticas e necessárias para a sobrevivência e a manutenção do equilíbrio do corpo.
Assim como o piloto automático controla um avião, o sistema autônomo comanda diversas funções do organismo sem que você tenha consciência desse trabalho. O conjunto desses nervos forma o sistema nervoso autônomo (SNA).
O sistema nervoso autônomo é dividido em dois grupos: o Sistema Nervoso Simpático e o Sistema Nervoso Parassimpático.

O sistema nervoso simpático, de modo geral, estimula ações que mobilizam energia, permitindo ao organismo responder a situações de estresse. Por exemplo, o sistema simpático é responsável pela aceleração dos batimentos cardíacos, pelo aumento da pressão arterial, da concentração de açúcar no sangue e pela ativação do metabolismo geral do corpo.
O parassimpático estimula principalmente atividades relaxantes, como as reduções do ritmo cardíaco e da pressão arterial, entre outras do Parassimpático que tem ação vasodilatadora mediante a libertação de acetilcolina.
De modo geral, esses dois sistemas têm funções contrárias (antagônicas). Um corrige os excessos do outro. Por exemplo, se o sistema simpático acelera demasiadamente as batidas do coração, o sistema parassimpático entra em ação, diminuindo o ritmo cardíaco. Se o sistema simpático acelera o trabalho do estômago e dos intestinos, o parassimpático entra em ação para diminuir as contrações desses órgãos.
Comments