Sistema Nervoso
- Bea
- 5 de ago. de 2015
- 1 min de leitura

O sistema nervoso é a parte do organismo que coordena suas ações voluntárias e involuntárias e transmite sinais entre as diferentes partes do organismo. No sistema nervoso existem células especializadas, os nêuronios, que se comunicam entre si e formam uma rede pela qual circulam mensagens. Quando um neurônio é estimulado, ocorrem mudanças de cargas elétricas em sua membrana plasmática. Essas mudanças percorrem rapidamente as partes dos neurônios, os dentritos, o corpo celular e o axônio, formando o que chamamos de impulso nervoso. O impulso nervoso pode ser transmitido de um neurônio para o outro ou para músculo ou glândulas.
Quando o impulso nervoso chega à ponta do axônio, ocorre um fenômeno químico: pequenas bolhas microscópias (vesículas) se abrem a despejam substâncias químicas no neurônio seguinte. Essas substâncias provocam mudanças elétricas no outro neurônio, que passa a conduzir um novo impulso nervoso. E, dessa forma, o impulso passa de um neurônio para o outro rapidamente, demorando cerca de milésimos de segundo.
A região de contato entre dois neurônios é chamada de sinapse; as substâncias químicas que transmitem as mensagens de um neurônio para o outro pela sinapse são chamadas de mediadores químicos ou neurotransmissores. Na sinapse há um espaço entre os neurônios. Como os mediadores químicos estão acumulados somente no final do axônio, a sinapse faz com que o impulso nervoso ao longo do neurônio siga um caminho único: dentrito - corpo celular - axônio.

Comments